sábado, 16 de junho de 2012

Mirante do Cristo - Problemas na obra levam à representação ao MP

Mirante do Cristo - Problemas na obra levam à representação ao MP



A Associação Movimento Força Jovem, do bairro Senhor dos Montes, entrou com uma representação contra a Prefeitura Municipal de São João del-Rei junto ao Ministério Público (MP). O motivo, segundo os seus representantes, é a precariedade da obra que vem sendo realizada no Mirante do Cristo e de materiais empregados, entre outros problemas apresentados na execução do serviço pela empresa vencedora da licitação, a VEC Construtora Ltda.
O caso está na 5ª Promotoria de Justiça da Comarca, que se encontra sob o comando da promotora Adriana Vital do Valle. No documento, assinado por Rodrigo dos Passos Cipriano, atual coordenador da organização não-governamental, encontra-se uma série de perguntas e relatos que discorrem sobre os problemas encontrados no Mirante.
         Segundo contou Rodrigo Cipriano, o entorno do Mirante está com rachaduras e falta de acabamento no cimento recentemente colocado, além de falhas no sistema de escoamento de água e a presença de lixo e mato por todo o local. O líder do movimento jovem, inclusive, procurou a Folha das Vertentes no mês de fevereiro deste ano, relatando os mesmos problemas. Naquela ocasião, a Prefeitura Municipal informou, através de sua Assessoria de Imprensa, que os mesmos foram causados pela subida de veículos dos próprios moradores na área da praça, danificando, assim, o que estava recém-construído. A revolta dos moradores, porém, não se conteve diante de tal argumentação.
O projeto
O projeto de revitalização da praça do Mirante foi feito em 2010 pela Prefeitura com o apoio da Associação de Bairro do Senhor dos Montes, Associação Movimento Força Jovem, alunos do curso de Arquitetura da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e arquitetas da Secretaria Municipal de Cultura. O projeto, passado para as mãos da Secretaria Estadual de Obras Públicas e Transportes (SETOP) foi estabelecido em forma de convênio no valor de R$ 625 mil. Após processo licitatório, a obra ficou a cargo da empresa VEC Construtora Ltda.
A situação
Conforme conta Rodrigo Cipriano, no primeiro ano das obras, a sua realização estava bastante lenta e muito pouco era esclarecido aos moradores. “Nada do que é feito ou desfeito chega a nosso conhecimento, não somos avisados de nada. A obra, no momento, está parada e não sabemos porquê”, relata. Tal problema é explicado na representação assinada por Rodrigo e enviada para a Promotoria Pública.
Dentre outros questionamentos, o documento procura respostas sobre problemas de acessibilidade, instalação precária de postes, luminárias e lixeiras no Mirante, jardins sem manutenção e até falhas no sistema de escoamento de água da praça.
Procurada pela Folha das Vertentes, a promotora Adriana Vital do Valle informou, através da Assessoria de Imprensa do MP, que tomou conhecimento dos fatos bem como analisou o pedido de representação do Movimento Força Jovem, acatando suas perguntas e requisitando, junto à Prefeitura Municipal, respostas para as mesmas. Até o momento, porém, nenhum esclarecimento foi dado junto à 5ª Promotoria de Justiça, estando ainda dentro do prazo que durará cerca de mais 30 dias estipulado pela promotora.
Alegações
Apesar de insistentes contatos no escritório da VEC Construtora Ltda e até mesmo no celular de seu representante, Renato Baccarini, o mesmo não foi encontrado para esclarecer os questionamentos a respeito da obra.

De acordo com moradores, há problemas de acessibilidade, instalação precária de postes, luminárias e lixeiras no Mirante, jardins sem manutenção e até falhas no sistema de escoamento de água da praça

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página