terça-feira, 12 de junho de 2012

Grupo de proteção da Serra do Lenheiro

 No dia 1° de Abril de 2012, Domingo ás 10 horas da manha na Escola Estadual Idalina Horta Galvão, Senhor dos Montes, São João del-Rei a Associação Movimento Força Jovem realizou a primeira reunião do grupo de proteção da Serra do Lenheiro.
 A idéia surgiu com a preocupação dos amantes da serra em protege-la e assim a Força Jovem se colocou como uma entidade a disposição de ajudar nos trabalhos.
 O grupo de proteção tem como finalidade a questão de proteger a Serra do Lenheiro, nas formas de plantio de árvores, combate a incêndios e conscientização da população sobre evitar jogar lixo na serra, não atear fogo nas matas e campos, cobrar das autoridades públicas que intervenham na construção de casas indiscriminadamente na serra, para que evite tragedias ambientais, não matar e prender animais silvestres, não cortar plantas e árvores e assim preservar toda a diversidade de fauna e flora do Lenheiro.
 A primeira reunião tivemos a presença de moradores do bairro do Senhor dos Montes e de outros bairros, onde foi exposto para todos o intuído do grupo de proteção.
 Sendo que na primeira reunião já ficou definido como, onde e quando seriam as reuniões.
 As reuniões serão no último Domingo de cada mês, as 10 horas da manha, na Escola Estadual Idalina Horta Galvão, sendo aberta a toda a comunidade e ficando a cargo da Associação Movimento Força Jovem a organização dos encontros.
 Além da preocupação de já se escolher um nome para o grupo e uma logomarca.
 Dessa forma o grupo propôs fazer uma enquete pela internet para a escolha do nome e da logo e já marcada a próxima reunião dia 29 de Abril de 2012 e por fim marcada uma caminhada pela serra no dia 22 de Abril, com saída as 7 horas da manha, com concentração em frente a Igreja do Senhor Bom Jesus do Monte.
 O nome do grupo ficou definido como Sentinelas da Serra do Lenheiro.  Assim seguiu o calendário das reuniões, sendo que foi marcada uma reunião extra ordinária no dia 12 de Maio, Campus Santo Antônio, as 18 horas que tivemos a presença de Gisele Mafra integrante da Brigada 1, que fez uma explanação do que é a ONG que atua no combate a incêndios florestais na região de Belo Horizonte e ainda propôs uma ideia de fazermos um núcleo da brigada em nossa cidade, para combatermos as queimadas na Serra do Lenheiro e em outras áreas ao redor da cidade de São João del-Rei.
 O grupo colocou em votação a questão de termos um núcleo e por unanimidade ficando definido que faríamos todos os esforços para termos o núcleo na região. A próxima reunião sendo marcada para 27 de Maio no bairro Senhor dos Montes, seguindo o calendário com pautas: Sobre o núcleo da B1, convite as entidades publicas para participarem do grupo, como IEF, Policia Florestal e Meio Ambiente, UFSJ, Bombeiros, Exercito Brasileiro e que outras caminhadas pelo Lenheiro seriam realizadas, porem em datas comemorativas ao Meio Ambiente, sendo assim ficando marcada a caminhada em comemoração a Semana Nacional do Meio Ambiente, Dia da Ecologia / Dia Mundial do Meio Ambiente
7 de Junho, Quinta-Feira, feriado de Corpus Cristi.
Saída: Bairro Senhor dos Montes em frente a igreja do Senhor do Monte.
Caminhada das 7 horas da manha até 17 horas. 




























O grupo fez o plantio de 30 mudas de árvores nativas da região, como Ipê, Pau Ferro, Jatobá entre outras.
As caminhadas ecológicas tem como meta o conhecimento e conscientização sobre a Serra do Lenheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página