sábado, 13 de junho de 2015

Retrocesso

Proposta de vereador evangélico pode tirar o combate ao machismo, racismo e homofobia das metas da educação para os próximos 10 anos em São João del-Rei. Confira o posicionamento do Sindicato Único dos Trabalhadores da Educação de Minas Gerais - Sind-UTE - subsede São João del-Rei apoiado por outros movimentos sociais e conselhos de direitos.
Nota pública sobre o Plano Decenal da Educação de São João Del-Rei/MG
O Sindicato Único dos Trabalhadores da Educação (Sind-UTE), subsede São João del-Rei vem, publicamente, se manifestar sobre o plano decenal da educação em tramitação para votação na Câmara Municipal de Vereadores. O plano construído a partir de diversos debates na sociedade expressa a visão dos trabalhadores da educação a partir de diversas questões que envolvam o dia-a-dia do sistema educacional.
Nesta semana o plano decenal da educação de São João del-Rei recebeu proposta de emenda parlamentar para modificar um trecho do mesmo. A emenda modificativa pretende retirar da redação do plano decenal o trecho onde se recomenda que o município “implemente políticas de prevenção à evasão escolar motivada por preconceito e discriminação racial, por orientação sexual ou identidade de gênero, criando rede de proteção contra formas associadas de exclusão”. Esta recomendação se baseia no diagnóstico dos trabalhadores da educação de que a discriminação racial, religiosa e de orientação sexual são estruturantes para a evasão escolar.
Dessa forma, setores fundamentalistas religiosos pretendem retirar do plano essa recomendação, fundamentando-se em uma falsa ideologia que pressupõe a possibilidade de um indivíduo optar por representar a seu bel prazer o papel de homem ou mulher na sociedade. Ressaltamos que nosso objetivo é humanizar o sistema educacional promovendo mecanismos que combatam a violência silenciosa por detrás das discriminações de raça, de orientação sexual, discriminação social, de liberdade religiosa e violência de gênero – entendida esta como a violência contra as mulheres. Recusar a proposta original do plano decenal de educação é tapar os olhos para a realidade de hoje. O plano decenal é uma proposta dos educadores e fruto das vivências da nossa categoria profissional em São João del-Rei.
Mediante a possibilidade de retrocedermos no legislativo municipal, convocamos todos os educadores e movimentos sociais para defenderem a manutenção original do texto proposto no Plano Decenal da Educação. Sendo assim, convocamos nossa militância para comparecer na próxima terça-feira, 16 de junho, as 16 horas na Câmara Municipal de São João del-Rei onde será realizada a votação da proposta.
São João del-Rei, 12 de junho de 2015.
Sindicato Único dos Trabalhadores da Educação – Sind-UTE Minas Gerais Subsede São João del-Rei
Subscrevem essa nota os seguintes órgãos de representação e movimentos sociais:
- Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial
- Conselho Municipal de Direitos LGBT
- Conselho Nacional de Juventude
- Conselho Nacional de Combate a Discriminação LGBT
- Núcleo de Assistentes Sociais da Região das Vertentes – NAS – Conselho Regional de Serviço Social
- Levante Popular da Juventude
- Coletivo “Os Invertidos”
- Coletivo Carcará
Grupo Dandara
- Movimento Força Jovem
- Grupo de Mães e Pais de Homossexuais de São João del-Rei

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página