quinta-feira, 8 de abril de 2010

SJDR CONTRA A OPRESSÃO

 
SJDR CONTRA A OPRESSÃO
 
 Grupos  realizam encontro para lutar contra a discriminação 
 
Movimentos sociais e culturais de São João Del Rei estarão reunidos no dia 10 de Abril, às 15h00min na sede do Sindicato dos Metalúrgicos (SINDMETAL-SJDR), para discutir temáticas como racismo, machismo, homofobia e a desvalorização das manifestações culturais. O evento promete reunir vários grupos organizados que congregam parcela significativa da sociedade chamada de “minorias”, além de integrar os grupos numa agenda comum de reivindicação no município.
 
Em São João Del Rei   expressões  culturais  como  Maracatu e  a Congada  são desvalorizadas e discriminadas . Encaradas de forma preconceituosa por grande parte da população, estas manifestações são vistas de forma estereotipada por terem raízes na cultura africana. A falta de respeito à diversidade e o desconhecimento desta atividade cultural dificulta o apoio e a valorização a essas manifestações culturais. Segundo Dona Vicentina, moradora do bairro São Geraldo e coordenadora do Grupo de Inculturação de Afro descendentes Raízes da Terra a participação nesse encontro é importante para a conscientização e respeito da população à pluralidade cultural. 
 
Da mesma forma o racismo está presente no cotidiano de São João Del Rei, porém, de forma sutil e velada. Aqui como em outras partes do país, os afro-descendentes ainda são excluídos de diversos processos sociais empurrando-os para a vulnerabilidade social. Rodrigo Cipriano morador do bairro Sr. dos Montes e coordenador  do Movimento Força Jovem fala da importância da  mobilização para as discussões sobre o assunto “Sabemos da necessidade em nossa região de encontros como este, temos vários grupos atuantes, sendo assim, é necessário uma união para melhores resultados.” O Movimento Força Jovem há cinco anos atua em várias frentes de luta, entre elas contra o preconceito.
 
Outra abordagem do encontro refere-se ao machismo, principal responsável pelo aumento no número de mulheres vítimas de violência doméstica,situação  agravada pela ausência de aparelhamento técnico e político do Estado no cumprimento da Lei Maria da Penha. A vereadora Vera do Polivalente lembra que no sistema atual em  que vivemos  a inclusão plena da mulher será impossível e  reafirma que  lutar em   conjunto é importante para construção de  uma sociedade mais justa.
 
Como não poderia ficar de fora o tema Homofobia também será discutido no encontro.  Carlos Bem coordenador geral do MGRV- Movimento Gay da Região das Vertentes, afirma que o encontro marca o início de uma nova fase dos movimentos sociais em São João Del Rei. Para o jovem militante dos direitos humanos o fortalecimento e união das minorias são essenciais para amadurecimento da democracia em São João. "É o momento de unirmos forças. Das minorias terem voz. Isso só acontecerá com articulação e organização. Chega de sermos ignorados pelo poder público municipal. Queremos a implantação de políticas públicas de promoção da cidadania dos grupos minoritários na estrutura do governo municipal."
 
Ao fim do encontro os movimentos sociais irão estabelecer uma agenda de trabalho comum e de cooperação com questões que, posteriormente, serão discutidas e levadas a outras esferas, incluindo a administração pública municipal. Mais informações podem ser obtidas com Davi  José dos Santos pelo e-mail: davi_jsantos@yahoo.com.br ou pelo telefone (32)33713348.
 
 
Palestrantes:
 
Desvalorização  as manifestações culturais
 
Vicentina Neves Teixeira - Coordenadora do grupo de Inculturação de Afro-descendentes Raízes da Terra
 
Racismo em São João Del Rei
 
Prof. Cláudio Márcio do Carmo- Departamento de Letras, Artes e Cultura -DELAC/UFSJ
 
Machismo em São João Del Rei 
 
Vera do Polivalente- Vereadora de São João Del Rei pelo PT- Partido dos Trabalhadores
 
 Homofobia em São João Del Rei
 
Carlos Bem-Coordenador  do MGRV- Movimento Gay da região das Vertentes
 
Considerações  e encaminhamentos dos Movimentos presentes e das pessoas interessadas (apresentação do trabalho do  grupo  e propostas  para a  articulação dos movimentos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página