sexta-feira, 30 de abril de 2010

CAMPANHA DE REVITALIZAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO MIRANTE DO CRISTO : NOTA DE ESCLARECIMENTOS

NOTA DE ESCLARECIMENTO.
NA ULTIMA QUARTA FEIRA, A TV CAMPO DE MINAS MOSTROU UMA REPORTAGEM SOBRE O MIRANTE DO CRISTO, NO QUADRO OLHO VIVO, SENDO ASSIM, A TV PROCUROU O SUPERINTENDENTE DE CULTURA E TURISMO AGNELO ALENCAR DIAS FILHO, ONDE ELE FALOU QUE PROVIDENCIAS ESTÃO SENDO TOMADAS, UMA DELAS É UMA PARCERIA COM UFSJ, MAS O MOVIMENTO FORÇA JOVEM GOSTARIA DE ESCLARECER QUE NA REALIDADE QUEM PROCUROU ALGUM CONTATO COM A UNIVERSIDADE FOI O FORÇA JOVEM, EM ESPECIFICO O SR. PROFESSOR MARCOS DO CURSO DE ARQUITETURA, ONDE, ESTÃO REALISANDO UM TRABALHO DE EXTENÇÃO.
O MOVIMENTO FORÇA JOVEM, ALGUM TEMPO PROCUROU O PRESIDENTE DA ASSOCIÇÃO DE MORADORES DO BAIRRO SR. DOS MONTES, QUE TEM UM PROJETO ARQUITETONICO, QUE FOI MONTADO JÁ ALGUNS ANOS E ASSIM APRESENTAMOS ESTE PROJETO PARA O PROFESSOR DA UFSJ E PROCURAMOS A ARQUITETA DA SECRETARIA DE CULTURA, SENHORA CARINE E APRESENTAMOS PARA ELA.
DEPOIS DISTO O PROFESSOR MARCOS ENTROU COM O PEDIDO DE PROJETO DE EXTENÇÃO NA UNIVERSIDADE, MAS DE ACORDO COM AS POSSIBILIDADES DA TURMA DE ARQUITETURA, POIS SABEMOS QUE NÃO É FACIL.
MAS ATÉ O MOMENTO NÃO SABEMOS DE NENHUMA PROVIDENCIA TOMADA PELA SECRETARIA DE CULTURA PERANTE A UNIVERSIDADE E MUITO MENOS QUANTO AO MIRANTE DO CRISTO QUE SE ENCONTRA TOTALMENTE ABANDONADO.
SENDO ASSIM A ASSOCIAÇÃO MOVIMENTO FORÇA JOVEM, GOSTARIA SÓ DE ESCLARECER ALGUNS FATOS.
ATENCIOSAMENTE A DIREÇÃO DA ASSOCIAÇÃO MOVIMENTO FORÇA JOVEM
29/04/2010
QUINTA-FEIRA
PRESIDENTE:RODRIGO DOS PASSOS CIPRIANO

segunda-feira, 26 de abril de 2010

COMO ACABAR COM UM GRUPO

                         COMO ACABAR COM UM GRUPO


1°MONTE UM GRUPO OU INTSTIUIÇÃO ACHANDO QUE É O DONO, SÓ NÃO ESQUEÇA QUE,VOCÊ ESTÁ LHE DANDO COM UMA EQUIPE.
2°CRIE OS CARGOS HÁ SEREM OCUPADOS POR OUTRAS PESSOAS, SÓ NÃO TOME O ESPAÇO DELAS.
3° ESTEJA SEMPRE NAS REUNIÕES, MAS NUNCA DEIXE DE OPINAR.
4°OPINE NAS REUNIÕES, SÓ NÃO ACHE QUE É O DONO DA VERDADE.
5°PROCURE SEMPRE SER RESPEITADO, SÓ NÃO ESQUEÇA DE RESPEITAR O OUTRO.
6°ESTEJA DISPOSTO HÁ ASSUMIR FUNÇÕES NO GRUPO, SÓ NÃO ESQUEÇA DE DAR PRIORIDADES A UMA DELAS, POIS, NÃO ADIANTA VÁRIAS FUNÇÕES E NÃO FAZE-LAS COM COMPETÊNCIA.
7°EXIJA QUE TENHA REUNIÕES PERIÓDICAS, SÓ NÃO DEIXE DE COMPARECE-LAS, POR MAIS QUE SEJAM CANSATIVAS, É NAS REUNIÕES QUE DECIDEM AS AÇÕES DO GRUPO E CADA OPINIÃO É DE SUMA IMPORTÂNCIA. 
RECLAME SEMPRE QUE HOUVER  PROBLEMAS NO GRUPO, SÓ NÃO ESQUEÇA, QUE VOCÊ FAZ PARTE DELE E QUE TAMBÉM TEM DIREITOS E DEVERES, COMO PROCURAR SOLUÇÕES PARA OS PROBLEMAS.
9°PROCURE TRAZER BENEFICIOS PARA O GRUPO, SÓ NÃO ESQUEÇA, QUE OS BENEFÍCIOS, SÃO PARA O GRUPO E NÃO PARA SEREM URSUFLUÍDOS PARTICULARMENTE.
10°ASSIM QUE TERMINAR UMA REUNIÃO SAIA, COCHICHANDO COM O COLEGA SOBRE DETERMINADO ASSUNTO, QUE NÃO O AGRADOU, SÓ NÃO ESQUUEÇA, SE VOCÊ FEZ POR ONDE, PARA QUE O ASSUNTO NÃO FOSSE COMENTADO.
11° AINDA NÃO SATISFEITO PROCURE A COORDENAÇÃO DO GRUPO, E ANUNCIE QUE IRÁ DEIXAR O GRUPO, SÓ NÃO SE ESQUEÇA DO QUANTO VOCÊ TEM CONTRIBUIDO.
12°DEPOIS DE TER SAÍDO DO GRUPO, COMECE A ESPALHAR QUE, O GRUPO, SE CONTINUAR DA FORMA QUE ESTÁ, ELE IRÁ ACABAR, SÓ NÃO ESQUEÇA O QUE ESTA FAZENDO PARA QUE ELE RELAMENTE ACABE.
13° E FINALMENTE, DEPOIS DE TUDO ISSO, SE O GRUPO CHEGAR A ACABAR, COLOQUE A "BOCA NO TROMBONE" E DIGA: NÃO FALEI QUE SE EU NÃO ESTIVESSE NO GRUPO ELE IRIA ACABAR, VIRÃO SÓ ACABOU!
SÓ NÃO SE ESQUEÇA, QUANTOS BENEFICIOS O GRUPO TROUXE PARA A SOCIEDADE.
SENDO ASSIM, TOME CUIDADO, QUE PODE SER QUE O GRUPO NÃO ACABE E AINDA,SE FORTALEÇA.

RODRIGO CIPRIANO
31/03/2010

sábado, 24 de abril de 2010

3° FEIRA LITERÁRIA FORÇA JOVEM:TEMA INCOFIDÊNCIA MINEIRA:LIBERDADE ATRAVÉS DA LEITURA

TERCEIRA FEIRA LITERÁRIA FORÇA JOVEM:
INCOFIDÊNCIA MINEIRA LIBERDADE ATRAVÉS DA LEITURA.
O MOVIMENTO FORÇA JOVEM REALIZOU NO DIA 21 DE ABRIL DE 2010, NA E.E IDALINA HORTA GALVÃO, BAIRRO SENHOR DOS MONTES, SÃO JOÃO DEL REI MAIS UMA FEIRA LITERÁRIA, QUE CONTOU COM APRESENTAÇÕES CULTURAIS: CAPOEIRA(ESTILO CAPOEIRA), DANÇA DE RUA(EVOLUÇÃO JOVEM) E APRESENTAÇÃO DE FLAUTA COM GAROTAS DO FORÇA JOVEM.
ALÉM DAS APRESENTAÇÕES O EVENTO TEVE EXPOSIÇÃO DE LIVROS E A SALA PRINCIPAL QUE É DE DOAÇÕES DE LIVROS A COMUNIDADE.
O MOVIMENTO FORÇA JOVEM ARRECADOU E DISTRIBUIU ENTRE LIVROS E REVISTAS, ENTORNO DE MIL EXEMPLARES.
MAIS UMA VEZ A FEIRA FOI UM GRANDE SUCESSO!
O NUMERO DE PESSOAS QUE ESTEVE PRESENTE SURPREENDEU A TODOS OS ORGANIZADORES.
ESPERA SE QUE PARA O PROXIMO ANO MAIS LIVROS SEJAM ARRECADADOS, MAS, A COORDENAÇÃO PEDE AOS DOADORES QUE SE POSSÍVEL DOEM MAIS LIVROS LITERÁRIOS E PRINCIPALMENTE INFANTO-JUVENIL.
SENDO ASSIM O MFJ AGRADECE TODOS OS APOIADORES QUE MAIS UMA VEZ AJUDARAM A FAZER MAIS UM BELO EVENTO DE SOLIDARIEDADE.
ORGANIZADORES: RODRIGO CIPRIANO, RONNE EDUARDO, SUÉLLEN MARCIA, JESSÉ, VITOR, ALESSANDRA(ASSISTENTE SOCIAL, CARLOS(MUSSUM), PAULA MARTINHO, MARINA, RICARDO AZEVEDO, SAMUEL ARCANJO, JOÃO ANTONIO, JEAN E VANESSA.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

SJDR CONTRA A OPRESSÃO

 
SJDR CONTRA A OPRESSÃO
 
 Grupos  realizam encontro para lutar contra a discriminação 
 
Movimentos sociais e culturais de São João Del Rei estarão reunidos no dia 10 de Abril, às 15h00min na sede do Sindicato dos Metalúrgicos (SINDMETAL-SJDR), para discutir temáticas como racismo, machismo, homofobia e a desvalorização das manifestações culturais. O evento promete reunir vários grupos organizados que congregam parcela significativa da sociedade chamada de “minorias”, além de integrar os grupos numa agenda comum de reivindicação no município.
 
Em São João Del Rei   expressões  culturais  como  Maracatu e  a Congada  são desvalorizadas e discriminadas . Encaradas de forma preconceituosa por grande parte da população, estas manifestações são vistas de forma estereotipada por terem raízes na cultura africana. A falta de respeito à diversidade e o desconhecimento desta atividade cultural dificulta o apoio e a valorização a essas manifestações culturais. Segundo Dona Vicentina, moradora do bairro São Geraldo e coordenadora do Grupo de Inculturação de Afro descendentes Raízes da Terra a participação nesse encontro é importante para a conscientização e respeito da população à pluralidade cultural. 
 
Da mesma forma o racismo está presente no cotidiano de São João Del Rei, porém, de forma sutil e velada. Aqui como em outras partes do país, os afro-descendentes ainda são excluídos de diversos processos sociais empurrando-os para a vulnerabilidade social. Rodrigo Cipriano morador do bairro Sr. dos Montes e coordenador  do Movimento Força Jovem fala da importância da  mobilização para as discussões sobre o assunto “Sabemos da necessidade em nossa região de encontros como este, temos vários grupos atuantes, sendo assim, é necessário uma união para melhores resultados.” O Movimento Força Jovem há cinco anos atua em várias frentes de luta, entre elas contra o preconceito.
 
Outra abordagem do encontro refere-se ao machismo, principal responsável pelo aumento no número de mulheres vítimas de violência doméstica,situação  agravada pela ausência de aparelhamento técnico e político do Estado no cumprimento da Lei Maria da Penha. A vereadora Vera do Polivalente lembra que no sistema atual em  que vivemos  a inclusão plena da mulher será impossível e  reafirma que  lutar em   conjunto é importante para construção de  uma sociedade mais justa.
 
Como não poderia ficar de fora o tema Homofobia também será discutido no encontro.  Carlos Bem coordenador geral do MGRV- Movimento Gay da Região das Vertentes, afirma que o encontro marca o início de uma nova fase dos movimentos sociais em São João Del Rei. Para o jovem militante dos direitos humanos o fortalecimento e união das minorias são essenciais para amadurecimento da democracia em São João. "É o momento de unirmos forças. Das minorias terem voz. Isso só acontecerá com articulação e organização. Chega de sermos ignorados pelo poder público municipal. Queremos a implantação de políticas públicas de promoção da cidadania dos grupos minoritários na estrutura do governo municipal."
 
Ao fim do encontro os movimentos sociais irão estabelecer uma agenda de trabalho comum e de cooperação com questões que, posteriormente, serão discutidas e levadas a outras esferas, incluindo a administração pública municipal. Mais informações podem ser obtidas com Davi  José dos Santos pelo e-mail: davi_jsantos@yahoo.com.br ou pelo telefone (32)33713348.
 
 
Palestrantes:
 
Desvalorização  as manifestações culturais
 
Vicentina Neves Teixeira - Coordenadora do grupo de Inculturação de Afro-descendentes Raízes da Terra
 
Racismo em São João Del Rei
 
Prof. Cláudio Márcio do Carmo- Departamento de Letras, Artes e Cultura -DELAC/UFSJ
 
Machismo em São João Del Rei 
 
Vera do Polivalente- Vereadora de São João Del Rei pelo PT- Partido dos Trabalhadores
 
 Homofobia em São João Del Rei
 
Carlos Bem-Coordenador  do MGRV- Movimento Gay da região das Vertentes
 
Considerações  e encaminhamentos dos Movimentos presentes e das pessoas interessadas (apresentação do trabalho do  grupo  e propostas  para a  articulação dos movimentos)

Total de visualizações de página