quarta-feira, 17 de junho de 2015

PROJETO ABRAÇÁ

O ABRAÇÁ é um projeto originado da parceria entre dois estúdios de desenvolvimento de projeto do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de São João del-Rei: Arquiteto Social e Eficiência Energética em Edifícios. O objetivo destes Estúdios de Projeto é discutir o acesso aos serviços de arquitetura a uma parcela da sociedade, construir um diagnóstico participativo e intervir coletivamente no espaço, visando melhorar a qualidade de vida das famílias envolvidas, e, associado a isso, discutir as questões de conforto ambiental, consumo de energia, eficiência energética e melhoria de fluxos na casa no intuito de melhorar a qualidade ambiental das edificações, geralmente não contemplada em residências de baixa renda, sem, contudo, aumentar a demanda de energia, recurso tão escasso nos tempos atuais. Neste bimestre, a intervenção contempla quatro residências no bairro Araçá. Dentre as estratégias previstas estão: remodelação de layout, pintura, reforma de telhado e cozinha, colocação de janelas, portas, piso e forro (isolante térmico).
Apoio. Associação Movimento Força Jovem e Prefeitura de São João del-Rei










 














sábado, 13 de junho de 2015

Retrocesso

Proposta de vereador evangélico pode tirar o combate ao machismo, racismo e homofobia das metas da educação para os próximos 10 anos em São João del-Rei. Confira o posicionamento do Sindicato Único dos Trabalhadores da Educação de Minas Gerais - Sind-UTE - subsede São João del-Rei apoiado por outros movimentos sociais e conselhos de direitos.
Nota pública sobre o Plano Decenal da Educação de São João Del-Rei/MG
O Sindicato Único dos Trabalhadores da Educação (Sind-UTE), subsede São João del-Rei vem, publicamente, se manifestar sobre o plano decenal da educação em tramitação para votação na Câmara Municipal de Vereadores. O plano construído a partir de diversos debates na sociedade expressa a visão dos trabalhadores da educação a partir de diversas questões que envolvam o dia-a-dia do sistema educacional.
Nesta semana o plano decenal da educação de São João del-Rei recebeu proposta de emenda parlamentar para modificar um trecho do mesmo. A emenda modificativa pretende retirar da redação do plano decenal o trecho onde se recomenda que o município “implemente políticas de prevenção à evasão escolar motivada por preconceito e discriminação racial, por orientação sexual ou identidade de gênero, criando rede de proteção contra formas associadas de exclusão”. Esta recomendação se baseia no diagnóstico dos trabalhadores da educação de que a discriminação racial, religiosa e de orientação sexual são estruturantes para a evasão escolar.
Dessa forma, setores fundamentalistas religiosos pretendem retirar do plano essa recomendação, fundamentando-se em uma falsa ideologia que pressupõe a possibilidade de um indivíduo optar por representar a seu bel prazer o papel de homem ou mulher na sociedade. Ressaltamos que nosso objetivo é humanizar o sistema educacional promovendo mecanismos que combatam a violência silenciosa por detrás das discriminações de raça, de orientação sexual, discriminação social, de liberdade religiosa e violência de gênero – entendida esta como a violência contra as mulheres. Recusar a proposta original do plano decenal de educação é tapar os olhos para a realidade de hoje. O plano decenal é uma proposta dos educadores e fruto das vivências da nossa categoria profissional em São João del-Rei.
Mediante a possibilidade de retrocedermos no legislativo municipal, convocamos todos os educadores e movimentos sociais para defenderem a manutenção original do texto proposto no Plano Decenal da Educação. Sendo assim, convocamos nossa militância para comparecer na próxima terça-feira, 16 de junho, as 16 horas na Câmara Municipal de São João del-Rei onde será realizada a votação da proposta.
São João del-Rei, 12 de junho de 2015.
Sindicato Único dos Trabalhadores da Educação – Sind-UTE Minas Gerais Subsede São João del-Rei
Subscrevem essa nota os seguintes órgãos de representação e movimentos sociais:
- Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial
- Conselho Municipal de Direitos LGBT
- Conselho Nacional de Juventude
- Conselho Nacional de Combate a Discriminação LGBT
- Núcleo de Assistentes Sociais da Região das Vertentes – NAS – Conselho Regional de Serviço Social
- Levante Popular da Juventude
- Coletivo “Os Invertidos”
- Coletivo Carcará
Grupo Dandara
- Movimento Força Jovem
- Grupo de Mães e Pais de Homossexuais de São João del-Rei

segunda-feira, 1 de junho de 2015

BREVE HISTÓRICO DO HIP HOP SANJOANENSE

 Apesar de não se saber com exatidão o ano em que o Hip Hop Sanjoanense surgiu, acredita-se que ele tenha sido iniciado pouco depois do estouro desse movimento em São Paulo, no inicio da década de 80. Pode-se salientar que, em décadas anteriores a esse período, havia um baile denominado "Custa", marcado já por alguns aspectos que indicavam a chegada do Break, sendo que o estilo musical Black Music, já presente na cidade, propiciava a execução dos primeiros passos da dança. Vale pontuar que, nesses bailes, muitos dos frequentadores utilizavam o estilo Black Power, abrindo espaço para a possibilidade de afirmação da população negra. Em tempos mais recentes, por volta de 1985, tem-se o registro do primeiro concurso de Break na região, este impulsionou a execução de várias outras dessas competições. No início dos anos 90, o Hip Hop chegou efetivamente em São João Del Rei, através da mídia, sendo que o Break foi o primeiro elemento a chegar, seguindo pelo Rap, que apareceu anos mais tarde.
         Em 1999 foi constituída a Posse Del Rei de Hip Hop, formada por dois grupos de Rap da cidade e um de dança. Os integrantes da posse se reuniam e estudavam temáticas abordadas nas revistas de Rap, fanzines e informativos da época. Assim, vale pontuar que a primeira apresentação dos grupos que constituíam a posse foi em um evento no Dia da Consciência Negra, realizado na Escola Estadual Maria Teresa, e que foi organizado pelo Grupo Raízes da Terra, um grupo de inculturação negra da cidade.
         A ideia de se organizar a posse surgiu por meio de uma conversa informal entre três amigos que participavam de um dos dois grupos de Rap. Devido ao fato de gostarem muito da música do movimento, resolveram fundar a posse e reunir pessoas que curtiam os quatro elementos. As reuniões inicialmente eram realizadas na calçada da casa de um dos fundadores, e posteriormente passaram a ser feitas no salão do Sindicato dos Metalúrgicos da cidade.
       Além de realizarem eventos em São João Del-Rei, os integrantes da posse participaram de shows em outras cidades, tais como Juiz de Fora, Lavras e Varginha. Assim, cantaram com grandes nomes do Rap Nacional, tais como Cirurgia Moral, Código Penal, Código Fatal e Racionais Mc’s. O primeiro evento organizado por eles foi noticiado em uma revista de Rap de São Paulo, além disso, os trabalhos realizados por grafiteiros da cidade eram divulgados também em revistas de grafite famosas da época.
       Ao longo da história do Hip Hop Sanjoanense, o período em que o movimento se disseminou mais foi entre os anos de 2005 a 2010, tendo tido aproximadamente cinco grupos de Rap, nove grupos de dança e articulação destes com dois movimentos sociais. Os grupos de dança que marcaram esse período foram Arte das Ruas, Jovens na Ativa, Ritmo em Rua, Danç’Art, Revolution e Evolução Jovem, entre outros. É importante ressaltar que os grupos de dança foram constituídos em variados bairros periféricos da cidade, tais como São Dimas, Senhor dos Montes, Alto das Mercês e Tejuco, sendo que se formaram não apenas no município, mas também em outros, como por exemplo em Tiradentes e no Rio das Mortes. Os movimentos sociais que favoreceram a disseminação do Hip Hop e que se articulavam aos grupos de dança e de Rap da cidade eram a Associação Movimento Força Jovem e a Ong Atuação. O primeiro se situa no bairro Senhor dos Montes, e o segundo no Tejuco, ambos bairros periféricos, o que evidencia o comprometimento destes movimentos com a população mais pobre e desfavorecida da cidade. Os grupos de Rap eram Guettow X, Ideologia de Paz, Atitude Moral, Rajada Fatal e Elite Feminina, entre outros, abordando temáticas tais como a busca da paz, o racismo, as atitudes preconceituosas da polícia em relação ao negro, a falta de amor no mundo, o sistema opressor, vivências sobre o cotidiano da periferia (apontado as consequências negativas da violência, do uso de drogas e da criminalidade), o próprio movimento Hip Hop, entre outras. Muitos desses grupos mencionados participaram de eventos importantes na cidade, tal como edições do Inverno Cultural e, além disso, realizaram apresentações nas cidades de Juiz de Fora, Parati-RJ, Tiradentes, Rio das Mortes, Barroso, Barbacena, entre outras cidades.
         Pode-se salientar que algumas das temáticas abordadas pelo movimento se relacionavam com a situação de São João Del Rei nesse período, sendo que o índice de homicídios, de gravidez precoce e de violência era alto e preocupante. Diante deste cenário, o intuito do Hip Hop era de oferecer novas possibilidades para o (a) jovem pobre negro (a) da periferia, buscando ajuda-lo a construir um futuro diferente daquele que era visto nesses bairros, marcado pela criminalidade e violência. Assim, a partir da convivência grupal, da transmissão de conhecimentos acerca da realidade do negro e da história desta população, o Hip Hop tinha como foco a transformação do meio social.

       Após esse período, entre os anos de 2011 e 2013 houve uma diminuição na realização de eventos na cidade e de participação em outras cidades. No entanto, no ano de 2014, a Associação Movimento Força Jovem, contando com algumas parcerias, iniciou a realização de um projeto denominado “Hip Hop na Praça”, marcado pela realização de eventos mensais em praças da cidade, com o intuito de possibilitar o fortalecimento do movimento e oferecer lazer e conhecimento à juventude. Uma das diferenças dos eventos desse ano, em comparação com os outros organizados em anteriores, é a união de todos os elementos do Hip Hop, sendo eles o Break, o Dj, o Rap e o Grafite. Além disso, os eventos contaram com a participação de integrantes do movimento de outras cidades, tais como Lavras, Barbacena, Lagoa Dourada, Santa cruz de Minas e Conselheiro Lafaiete. Vale ressaltar que, em 2015, o projeto continuará a ser executado pela cidade, propiciando a transmissão de uma mensagem positiva e com potencial transformador para a juventude sanjoanense.
Marina Paula. Graduanda de Psicologia da UFSJ.

























                             


































      

Total de visualizações de página