sábado, 16 de junho de 2012

Mirante do Cristo - Problemas na obra levam à representação ao MP

Mirante do Cristo - Problemas na obra levam à representação ao MP



A Associação Movimento Força Jovem, do bairro Senhor dos Montes, entrou com uma representação contra a Prefeitura Municipal de São João del-Rei junto ao Ministério Público (MP). O motivo, segundo os seus representantes, é a precariedade da obra que vem sendo realizada no Mirante do Cristo e de materiais empregados, entre outros problemas apresentados na execução do serviço pela empresa vencedora da licitação, a VEC Construtora Ltda.
O caso está na 5ª Promotoria de Justiça da Comarca, que se encontra sob o comando da promotora Adriana Vital do Valle. No documento, assinado por Rodrigo dos Passos Cipriano, atual coordenador da organização não-governamental, encontra-se uma série de perguntas e relatos que discorrem sobre os problemas encontrados no Mirante.
         Segundo contou Rodrigo Cipriano, o entorno do Mirante está com rachaduras e falta de acabamento no cimento recentemente colocado, além de falhas no sistema de escoamento de água e a presença de lixo e mato por todo o local. O líder do movimento jovem, inclusive, procurou a Folha das Vertentes no mês de fevereiro deste ano, relatando os mesmos problemas. Naquela ocasião, a Prefeitura Municipal informou, através de sua Assessoria de Imprensa, que os mesmos foram causados pela subida de veículos dos próprios moradores na área da praça, danificando, assim, o que estava recém-construído. A revolta dos moradores, porém, não se conteve diante de tal argumentação.
O projeto
O projeto de revitalização da praça do Mirante foi feito em 2010 pela Prefeitura com o apoio da Associação de Bairro do Senhor dos Montes, Associação Movimento Força Jovem, alunos do curso de Arquitetura da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e arquitetas da Secretaria Municipal de Cultura. O projeto, passado para as mãos da Secretaria Estadual de Obras Públicas e Transportes (SETOP) foi estabelecido em forma de convênio no valor de R$ 625 mil. Após processo licitatório, a obra ficou a cargo da empresa VEC Construtora Ltda.
A situação
Conforme conta Rodrigo Cipriano, no primeiro ano das obras, a sua realização estava bastante lenta e muito pouco era esclarecido aos moradores. “Nada do que é feito ou desfeito chega a nosso conhecimento, não somos avisados de nada. A obra, no momento, está parada e não sabemos porquê”, relata. Tal problema é explicado na representação assinada por Rodrigo e enviada para a Promotoria Pública.
Dentre outros questionamentos, o documento procura respostas sobre problemas de acessibilidade, instalação precária de postes, luminárias e lixeiras no Mirante, jardins sem manutenção e até falhas no sistema de escoamento de água da praça.
Procurada pela Folha das Vertentes, a promotora Adriana Vital do Valle informou, através da Assessoria de Imprensa do MP, que tomou conhecimento dos fatos bem como analisou o pedido de representação do Movimento Força Jovem, acatando suas perguntas e requisitando, junto à Prefeitura Municipal, respostas para as mesmas. Até o momento, porém, nenhum esclarecimento foi dado junto à 5ª Promotoria de Justiça, estando ainda dentro do prazo que durará cerca de mais 30 dias estipulado pela promotora.
Alegações
Apesar de insistentes contatos no escritório da VEC Construtora Ltda e até mesmo no celular de seu representante, Renato Baccarini, o mesmo não foi encontrado para esclarecer os questionamentos a respeito da obra.

De acordo com moradores, há problemas de acessibilidade, instalação precária de postes, luminárias e lixeiras no Mirante, jardins sem manutenção e até falhas no sistema de escoamento de água da praça

terça-feira, 12 de junho de 2012

Grupo de proteção da Serra do Lenheiro

 No dia 1° de Abril de 2012, Domingo ás 10 horas da manha na Escola Estadual Idalina Horta Galvão, Senhor dos Montes, São João del-Rei a Associação Movimento Força Jovem realizou a primeira reunião do grupo de proteção da Serra do Lenheiro.
 A idéia surgiu com a preocupação dos amantes da serra em protege-la e assim a Força Jovem se colocou como uma entidade a disposição de ajudar nos trabalhos.
 O grupo de proteção tem como finalidade a questão de proteger a Serra do Lenheiro, nas formas de plantio de árvores, combate a incêndios e conscientização da população sobre evitar jogar lixo na serra, não atear fogo nas matas e campos, cobrar das autoridades públicas que intervenham na construção de casas indiscriminadamente na serra, para que evite tragedias ambientais, não matar e prender animais silvestres, não cortar plantas e árvores e assim preservar toda a diversidade de fauna e flora do Lenheiro.
 A primeira reunião tivemos a presença de moradores do bairro do Senhor dos Montes e de outros bairros, onde foi exposto para todos o intuído do grupo de proteção.
 Sendo que na primeira reunião já ficou definido como, onde e quando seriam as reuniões.
 As reuniões serão no último Domingo de cada mês, as 10 horas da manha, na Escola Estadual Idalina Horta Galvão, sendo aberta a toda a comunidade e ficando a cargo da Associação Movimento Força Jovem a organização dos encontros.
 Além da preocupação de já se escolher um nome para o grupo e uma logomarca.
 Dessa forma o grupo propôs fazer uma enquete pela internet para a escolha do nome e da logo e já marcada a próxima reunião dia 29 de Abril de 2012 e por fim marcada uma caminhada pela serra no dia 22 de Abril, com saída as 7 horas da manha, com concentração em frente a Igreja do Senhor Bom Jesus do Monte.
 O nome do grupo ficou definido como Sentinelas da Serra do Lenheiro.  Assim seguiu o calendário das reuniões, sendo que foi marcada uma reunião extra ordinária no dia 12 de Maio, Campus Santo Antônio, as 18 horas que tivemos a presença de Gisele Mafra integrante da Brigada 1, que fez uma explanação do que é a ONG que atua no combate a incêndios florestais na região de Belo Horizonte e ainda propôs uma ideia de fazermos um núcleo da brigada em nossa cidade, para combatermos as queimadas na Serra do Lenheiro e em outras áreas ao redor da cidade de São João del-Rei.
 O grupo colocou em votação a questão de termos um núcleo e por unanimidade ficando definido que faríamos todos os esforços para termos o núcleo na região. A próxima reunião sendo marcada para 27 de Maio no bairro Senhor dos Montes, seguindo o calendário com pautas: Sobre o núcleo da B1, convite as entidades publicas para participarem do grupo, como IEF, Policia Florestal e Meio Ambiente, UFSJ, Bombeiros, Exercito Brasileiro e que outras caminhadas pelo Lenheiro seriam realizadas, porem em datas comemorativas ao Meio Ambiente, sendo assim ficando marcada a caminhada em comemoração a Semana Nacional do Meio Ambiente, Dia da Ecologia / Dia Mundial do Meio Ambiente
7 de Junho, Quinta-Feira, feriado de Corpus Cristi.
Saída: Bairro Senhor dos Montes em frente a igreja do Senhor do Monte.
Caminhada das 7 horas da manha até 17 horas. 




























O grupo fez o plantio de 30 mudas de árvores nativas da região, como Ipê, Pau Ferro, Jatobá entre outras.
As caminhadas ecológicas tem como meta o conhecimento e conscientização sobre a Serra do Lenheiro.

domingo, 3 de junho de 2012

Movimento Força Jovem recebe alunos da UFMG no bairro Senhor dos Montes, Mirante do Cristo

Neste sábado, dia 2 de Junho de 2012 a Associação Movimento Força Jovem teve o prazer de receber no bairro Senhor dos Montes, em especial no Mirante do Cristo, alunos da UFMG, do curso de turismo, através do guia turístico Luiz Miranda.


Onde tivemos uma explanação sobre assuntos diversos, mas, principalmente sobre a questão turística de nossa cidade.Como o turismo em São João del-Rei é explorada, além de podermos mostrar um pouco da riqueza cultural que o bairro Senhor dos Montes tem, como: grupos de teatro, dança, a  tradição no carnaval, religiosidade, dois pontos turísticos em nosso bairro que são o Mirante do Cristo e a igreja do Senhor Bom Jesus do Monte e além da Serra do Lenheiro que é um local lindo para o turismo ecológico. O grupo de proteção da Serra do Lenheiro, (Sentinelas da Serra do Lenheiro) e o projeto de proteção foram citados mostrando a importância de se proteger a serra e a questão do desenvolvimento sustentável como uma grande fonte para o turismo.
O Movimento Força Jovem não pode deixar de citar seus trabalhos nas áreas sócio-educativas com suas oficinas, eventos e a riqueza da cultura Hip Hop como um meio para atração para eventos turísticos.
Gostaríamos de agradecer essa visita dos alunos, a chance de expormos sobre a Associação Movimento Força Jovem e troca de experiências sobres os assuntos abordados.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

CAMINHADA ECOLOGICA: SERRA DO LENHEIRO

Em comemoração a Semana Nacional do Meio Ambiente
Dia da Ecologia / Dia Mundial do Meio Ambiente
7 de Junho, Quinta-Feira, feriado de Corpus Cristi.
Saída: Bairro Senhor dos Montes em frente a igreja do Senhor do Monte.
Caminhada das 7 horas da manha até 17 horas.
Tolerância de 15 minutos para saída.
Dicas para caminhada. Roupa leve, filtro solar, chápeu ou boné, alimentos leve, água, na noite anterior dormir bem.
Trajeto: Saída praça do Senhor dos Montes, passando pelo Olho d,água, Bocaina, subida até o areal e continuando até os paredões que é um dos pontos mais altos da Serra do Lenheiro de onde temos a visão do CEMONTA e dos arredores da serra.

CONSEGUIMOS MUDAS DE ÁRVORES NATIVAS. SENDO ASSIM TEREMOS O PLANTIO DE MUDAS DE ÁRVORES; PARTICIPE VOCÊ É IMPORTANTE
OBS. Levar saco para recolher lixo durante a caminhada.
Realização: Sentinelas da Serra do Lenheiro e Movimento Força Jovem

Total de visualizações de página